Francisco Gotthilf

(Franz Hermann Gotthilf)

radialista

“Acredito que a TV deva ser correta, realista e avançada. Não posso apresentar conteúdo que não ajude na formação e na educação de jovens”.

 

 

Franz Hermann Gotthilf nasceu em Wrocław, Polónia a 25Jul1923 .

 Em 17Set1938 conseguiu fugir da ocupação e perseguição anti-semita no seu País pelos nazis e   desembarcou no Brasil em 23Out1938, com os seus pais,onde se naturalizou brasileiro e adotando o nome  Francisco Gotthif.

Seu pai criou um programa de rádio em português à hora de almoço, iniciado em 20Out1940 e com o título de , a ""Hora Israelita", que conseguia furar inteligentemente a censura brasileira,transmitindo noticiários da guerra,noticias e mensagens de hebraicos para seus familiares em áreas ocupadas pelos nazis, alem de aspetos culturais e religiosos judaicos.

Veio a falecer em 1952 e Francisco Gotthilf tomou nas suas mãos a continuidade das emissões, com a diferença de , na época a censura não permitia temas étnicos, adaptou o nome para "Programa Mosaico", no seguimento de prestar serviço e inter-ligação à comunidade hebraica,quer residente no Brasil,quer no exterior.

A emissão "saltou" de emissora para emissora,na perspectiva de continuidade e melhoria:  Rádio Piratininga, Rádio TUPI,depois  20 anos de Rádio América e Rádio Mulher até 1982.

No surgimento da TV em 1961, Francisco Gotthilf começou em 16Jul1961 suas emissões do Programa Mosaico na TVExcelsior, canal 9, na hora de almoço dos domingos.

Ao fim de 2 anos,por incompatibilidade com um diretor,Franz se transferiu para a TV Cultura-canal 2 de S. Paulo , mas ao esta emissora fechar as portas, se mudou para a TV Tupi (até 1978) ,nestes 30 anos, para a TV Gazeta/Bandeirantes primeiro no canal 11 e depois ( 2004 )  no canal 21 - "PlayTV" -

`É recorde mundial esta permanencia ineterrupta de um mesmo programa no éter.

Interessante o fato que Francisco Gotthilf no intuito de dar a conhecer aos seus ouvintes (a maioria,70%, não é hebraica) cultura dos seus congéneres brasileiros e de seu País de coração, abriu  no "Programa Mosaico na TV" os  sub-titulos de "Janela da Colectividade Israelita"  e tambem “Pergunte ao Rabino”.

Foram 2 milhares de emissões, gravadas em muitas regiões do mundo, trabalhos de correspondentes internacionais e apresentadores (Boris Casoy, Mona Dorf, Ney Gonçalves Dias, Alberto M. Danon, Mauro Zukerman, etc. ), entrevistas de entidades  de 1º escalão ( Albert Sabin, David Ben Gurion, Y. Rabin, Figueiredo, Jânio Quadros, Fernando Henrique Cardoso, Mikhail Gorbachev, João Paulo II, João XXIII, Teddy Kollek, etc. ).

É apresentado:

Domingo

3ª Feira

5ª Feira
13 h00 17h00 15h30
Net canal 24 Net canal 9 NET canal 9
TVA canal 15 TVA canal 72 TVA canal 72
Directv tv canal 223    
Pay TV (21)    

Seu esforço foi reconhecido:

Em 25 de abril de 1996, Gotthilf foi agraciado com o  Título de Cidadão Paulistano.
Em 1997, foi homenageado pelos serviços prestados pelo fundo de Solidariedade de São Paulo.

Sábado, Dezembro 22, 2007

FRANCISCO GOTTHILF: HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE SP PELOS 46 ANOS DO MOSAICO NA TV

Francisco Gotthilf, co-presidente da B´nai B´rith do Brasil, pelo Programa Mosaico na TV, que completou 46 anos de existência ininterrupta, prestando um importante serviço à comunicação brasileira.

Na última quarta-feira, muito emocionado, Gotthilf recebeu uma Salva de Prata das mãos da vereadora Noemi Nonato, em solenidade no Palácio Anchieta, à qual compareceram mais de cem pessoas, entre elas, a vereadora Mara Gabrilli, a presidente da Na’amat São Paulo, Miriam Doris Lilienfeld, o rabino Henry Sobel, o casal Eny e Jayme Murahovschi, representando a B´nai B´rith e o assessor executivo de Comunicação da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Jairo Roizen, além de familiares e profissionais de Televisão. `Tudo partiu de um telespectador`, contou Gotthilf, que recebeu também centenas de e-mails, cartas e telegramas de felicitações. Um resumo da homenagem irá ao ar dia 30, às 13h00, pelo Canal 21 – Play TV.

A dedicação de Gotthilf nestes 46 anos merece todos os elogios. O Mosaico na TV foi ao ar pela primeira vez em 16 de julho de 1961 (pela TV Excelsior – Canal 9), e é o programa mais antigo da televisão brasileira conforme o Guinness Book – O Livro dos Recordes.

A B´nai B´rith soma-se às homenagens. Segue a carta enviada em nome dos membros da entidade:

`Querido Irmão Co-Presidente Francisco Gotthilf,
Parabéns pela justa homenagem recebida através da Câmara Municipal de São Paulo. A Salva de Prata que lhe foi entregue simboliza o reconhecimento mais do que merecido por sua tenacidade e total dedicação.
Esse resultado é fruto do amor com que você faz o Programa Mosaico na TV, e na verdade por fazer tudo com o coração. Parabéns também a QI Rachel pelo apoio contínuo à família, à carreira e às idéias do Querido Irmão.
Receba nossos cumprimentos e o carinho de todos os Queridos Irmãos de São Paulo, da ABCBB-SP e do Distrito 25.

Abraham Goldstein
Co-Presidente B´nai B´rith do Brasil

Outras atividades:
É chefe Escoteiro-Avanhandava ligada à Congregação Israelita Paulista
É co-fundador do jornal Resenha Judaica.

Foi por 3 vezes eleito Secretário do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein.
É Diretor e Conselheiro de várias Entidades da Comunidade.

 Foi Presidente e representante do Conselho Internacional da Associação Beneficiente e Cultural B nai Brith de São Paulo

 

 

Formatação de : Orinho (Aurea Abensur )

Texto de : Henrique Ramalho